10 de jan. de 2012

Operação n° 1: compra AMBV4 (continuação)

A operação de compra da AMBV4 que iniciei no dia 06/01/12  foi finalizada ontem, dia 09/06/12, com prejuízo (vendi por R$ 63,41 o papel).

Como eu havia falado antes, compra e venda de ações é um mercado de renda variável. Assim, antes mesmo de entrar em uma operação eu devo saber pelo menos o risco que eu estou correndo, no meu caso, o risco era pequeno comparado com o possível lucro.

Vou explicar como ocorreu a operação:
- na sexta-feira, dia 06/01/12, fiz a compra de 100 papéis da AMBV4 no valor de R$ 64,30 cada;
- na segunda, fez uma máxima de R$ 64,79 (com os links no final deste post vocês irão aprender sobre abertura, fechamento, máximas e mínimas);

Você deve estar se perguntando: mas por que vender a R$ 63,41 com prejuízo se poderia ter vendido, na segunda, por até R$ 64,79? Já explico...

- na terça, pra minha alegria, o papel chegou a R$ 64,95. Legal! A operação estava dando certo.
- só que pra minha surpresa, minutos antes do pregão fechar (11h é a abertura e às 18h, no horário de verão, o fechamento), a ação caiu até R$ 63,30. Esse movimento de baixa que ela fez acionou meu STOP (explicação nos links no final do post), fazendo a venda com prejuízo.

Então, eu poderia ter vendido por até R$ 64,95, tendo um lucro de 1%, você deve estar pensando: já estava bom esse lucro, a poupança rende metade disso em 1 mês e conseguimos isso em 3 dias!

Mas nós devemos seguir um método, esse método me diz que para eu entrar em uma operação o lucro que ela possivelmente me dará deve ser 3 vezes maior que o prejuízo. Como eu disse no primeiro post, meu objetivo nesta operação era de R$ 68,00.

Isso que aconteceu é muito comum, não era o que eu esperava, mas tudo bem...

Qualquer dúvida postem aih!

Links interessantes:
http://www.nelogica.com.br/tutoriais/introtec/introtec02.php
http://dinheirama.com/blog/2009/12/29/analise-grafica-%E2%80%93-gerenciamento-do-risco-com-o-uso-do-stop/

Nenhum comentário:

Postar um comentário